✊🏼🍀 é tempo de BOSTON!
para muitos, apenas chegar à largada da Maratona de Boston já é um objetivo de vida. calce o seu tênis.
corre.news, a newsletter mais dahora para quem quer evoluir na corrida! 💚
o dia em que a cidade (e o mundo) correm com você. ☘️
Boston vai te desafiar! ✊🏼
você sabia?
O nome dela é Hellen Obiri, e ela está pronta para vencer Boston (de novo)
📍 Obiri venceu a Maratona de Boston de 2023 em apenas sua segunda tentativa na distância. Depois disso, ganhou também a Maratona de Nova York no outono e defendeu seu título em Boston na primavera seguinte, além de conquistar a medalha de bronze na maratona olímpica de Paris 2024.
Agora, a queniana de 35 anos está de volta para tentar uma rara conquista: o tricampeonato consecutivo da Maratona de Boston, na segunda-feira, 21 de abril.
👉🏻 Poucos conseguiram esse feito nos 129 anos de história da prova. Já se passaram quase 30 anos desde que Fatuma Roba (Etiópia) venceu de 1997 a 1999, sendo a quarta e última mulher a vencer a Maratona de Boston três vezes seguidas. (Robert Kipkoech Cheruiyot, do Quênia, foi o último homem a fazer isso, entre 2006 e 2008.)
✅ O recorde pessoal de Obiri na maratona é de 2 horas, 21 minutos e 38 segundos, estabelecido em sua primeira vitória em Boston, em 2023. No papel, é uma marca modesta quando comparada, por exemplo, à melhor americana no ranking, Keira D’Amato (2:19:12), ou à cabeça de chave Amane Beriso Shankule (Etiópia), que tem um recorde de 2:14:58. O tempo de Obiri a coloca em 11º lugar na lista de largada da Maratona de Boston 2025 entre as mulheres.
“Minha mentalidade é tentar dar o meu melhor para vencer e fazer história. Boston sempre tem uma concorrência muito forte, mas estou confiante na minha preparação e vou correr do meu jeito, esperando o momento certo para atacar.”
Hellen Obiri
🎯 Obiri está em uma posição única para reescrever a história — e ela só está ficando melhor.
“Quando chega o momento de fechar a prova, ela está pronta para qualquer ritmo que surgir. Ela tem um dos melhores finais do mundo. Então, se a corrida for decidida no sprint — como é comum em Boston, onde não há pacers — vai ser muito difícil vencê-la.”
Ritzenhein, técnica.
MANDA a corre.news para quem é fã dessa mulherada! Porque elas correm, se superam e mostram que performance também é lugar de mulher. 🏃🏻♀️💪🏼
o dia em que a cidade (e o mundo) correm com você. ☘️
📍 Se você perdeu a edição da semana passada, corre lá, você não vai se arrepender!
A maratona anual mais antiga do mundo, a Maratona de Boston – uma das Abbott World Marathon Majors – também é uma das provas de rua mais famosas, prestigiadas e peculiares do planeta.
🎯 A 129ª Maratona de Boston acontecerá em 21 de abril. Espera-se que mais de 30 mil pessoas participem da prova, representando 128 países e todos os 50 estados dos EUA. Mais de 1,2 milhão de dólares em prêmios estarão em disputa nas categorias geral, cadeirante e para atletas — Pega a pipoca 🍿
A corrida também celebra diversos aniversários importantes. Este ano marca os 50 anos desde que o primeiro atleta cadeirante oficial, Bob Hall, cruzou a linha de chegada em 1975. Desde então, mais de 1.800 cadeirantes já competiram na maratona.
É também o Dia dos Patriotas, e o fim de semana marca o 250º aniversário das batalhas de Lexington e Concord.
‼️Mas, como tudo que é gostoso é mais difícil … Boston não seria diferente! A vaga precisa ser conquistada, e o índice não tem NADA de trivial!
⏰ Que horas começa a Maratona de Boston?
É aqui que começam as peculiaridades, rs.
Três horas e seis minutos após a tradicional “Marcha Militar” cerimonial às 6h, a programação tem início com a largada da prova masculina de cadeira de rodas, às 9h06 em ponto, seguida pela prova feminina às 9h09. (Os horários não são arredondados – cada minuto conta!)
Depois, os ciclistas manuais e duplas largam às 9h30, seguidos pela elite masculina às 9h37, a elite feminina às 9h47, e os atletas da divisão paralímpica às 9h50.
👉🏻 Aí sim, começa para nós, amadores!
Os corredores da participação em massa largam em quatro ondas a partir das 10h, com intervalos de 25 minutos entre elas.
Wave 1 - 10 a.m. EST
Wave 2 - 10:25 a.m. EST
Wave 3 - 10:50 a.m. EST
Wave 4 - 11:15 a.m. EST
É um chá de espera … ou seja, leve um lanche, rs.
🔢 Como retiro meu número de peito (race bib)?
Boston Marathon Expo, que será realizada no John B. Hynes Veterans Memorial Convention Center, localizado na 900 Boylston Street, em Boston. A entrada é gratuita e aberta ao público.
E aí é para se entregar! Entre no clima, e a prova começa aqui!
Sexta-feira, 18 de abril: 10h às 19h
Sábado, 19 de abril: 9h às 19h
Domingo, 20 de abril: 9h às 18h
Lá, você também poderá retirar a sacola oficial do evento, que deve ser usada para o guarda-volumes no dia da prova. Nenhuma outra bolsa será aceita no guarda-volumes, então é essencial retirar essa sacola se você pretende usar o serviço.
🚌 Como chego até a largada?
A melhor maneira de chegar à largada da Maratona de Boston é – pasme – de ônibus escolar. Sim, você leu certo.
Esse é o transporte oficial da prova: os tradicionais ônibus escolares amarelos pegam os corredores na Charles Street, entre o Public Garden e o Boston Common, no centro da cidade, e os levam até a área de largada em Hopkinton, a cerca de 42 km de distância em linha reta.
✅ A viagem é uma experiência quase surreal, que dura cerca de uma hora – o que deixa bem clara a distância que você está prestes a correr — Não vale desistir! Controle a ansiedade. VOCÊ ESTÁ PRONTO!
🚨 O embarque nos ônibus começa às 6h45 e termina às 9h, com o último ônibus saindo às 9h30. O seu número de peito determinará o horário em que você deve embarcar.
👉🏻 Antes de subir no ônibus, você pode deixar sua sacola oficial nos pontos de guarda-volumes da Boylston Street ou da Berkeley Street, conforme o seu número de peito.
CURIOSIDADE:
🤓 Desde sua primeira edição, em 1897, a Maratona de Boston é realizada no Dia dos Patriotas (Patriot’s Day), um feriado público nos estados de Massachusetts e Maine. Originalmente, esse feriado caía em 19 de abril, independentemente do dia da semana.Em 1969, no entanto, o feriado passou a ser celebrado na terceira segunda-feira de abril – e a Maratona passou a ser realizada nessa data também. Para completar o clima de celebração, a edição de 2025 coincidirá com o 250º aniversário do Patriot’s Day – um verdadeiro "Medal Monday" (segunda-feira da medalha)!
COMPARTILHA com quem está embarcando para viver esse sonho. As informações estão todas aqui. 🇺🇸
Boston vai te desafiar! ✊🏼
Com um início em descida acentuada, seguido por uma série de subidas intensas no final, além de um percurso com constantes altos e baixos e praticamente nenhuma parte plana, muitos corredores cometem o erro clássico de começar rápido demais e pagar o preço no final — SEGURA!
👉🏻 Mas isso não significa que você não possa conseguir um tempo rápido – ou até um recorde pessoal. Em 2011, o queniano Geoffrey Mutai correu a Maratona de Boston em incríveis 2h03min02s, tempo que, à época, teria quebrado o recorde mundial masculino por quase um minuto.
👀 O problema? O percurso da Maratona de Boston não é elegível para recordes mundiais, pois o início e o final não estão na mesma altitude e a prova é ponto a ponto, com tendência de descida. Além disso, os corredores frequentemente contam com vento a favor, o que também invalida recordes.
Para consolo de Mutai, seu tempo ainda é o recorde oficial do percurso masculino. No feminino, a etíope Buzunesh Deba detém o recorde com o tempo de 2h19min59s, conquistado em 2014.
⛰️ O que exatamente é a Heartbreak Hill?
A Heartbreak Hill se tornou sinônimo da Maratona de Boston. É a última e mais íngreme de uma série de quatro colinas no bairro arborizado e abastado de Newton — e aparece quando os corredores já percorreram 20 milhas (cerca de 32 km).
O problema não é necessariamente a subida íngreme, e sim, a localização cruel da Heartbreak Hill que a torna especialmente desgastante, principalmente para quem acelerou demais nos primeiros trechos em descida do percurso. Acontece com frequência, rs.
O nome "Heartbreak Hill" ("Colina da Desilusão", em tradução livre), surgiu na edição de 1936 da prova. Nela, Ellison "Tarzan" Brown, um corredor nativo americano, estava liderando ao chegar nas colinas de Newton. Mas as subidas eram duras, e o favorito da corrida e campeão anterior, Johnny Kelley, logo o alcançou e parecia prestes a ultrapassá-lo. Mas Tarzan — que havia ficado em 13º na Maratona de Boston de 1935, usando tênis tão gastos que se desintegraram a sete milhas do fim — sobreviveu e seguiu firme e garantiu a vitória. Segundo jornalistas da época, ele “partiu o coração” do campeão no processo — e assim nasceu o apelido que permanece até hoje.
‼️ Como estará o clima para a Maratona de Boston? Primeiras previsões para a “Marathon Monday”
Se fosse só o sobe e desce do trajeto, estava fácil, o treino resolveria. Mas ainda tem o clima! Que pode ser totalmente instável e difícil de prever. Em alguns anos, já esteve extremamente quente; em outros, chuvoso e frio.
Na Maratona de Boston de 2018, chuvas torrenciais e ventos fortes forçaram mais da metade da elite a abandonar a prova. Já em 2012, os corredores enfrentaram um calor de mais de 30 °C.
✅ Faltando uma semana para o dia da prova, os prognósticos do Weather Channel e do Accuweather indicam boas condições para correr.
🆘 Essas previsões ainda podem mudar até o dia da corrida
ℹ️ Weather Channel e Accuweather preveem máxima de 15°C (60°F) e mínima entre 7°C e 9°C (46°F a 48°F).
Weather Channel:
Máxima: 15°C
Mínima: 9°C
Parcialmente nublado
Ventos sudeste de 16 a 24 km/h
Umidade: 46%
Accuweather:
Máxima: 15°C
Mínima: 7°C
Parcialmente ensolarado e clima ameno
Ventos sudeste de 10 a 20 km/h
Umidade: entre 45% e 54%
MANDA a corre.news para quem vai precisar levar uma mala maior, rs. ESTEJA PREPARADO! Boston NÃO é para “amadores”. 😎
Coisa boa, a gente compartilha!
aleatoriedade 😎
Momento gossip
Mas qual é o clima ideal para correr uma maratona?
Apesar de 19°C e sol (como no ano passado) parecerem agradáveis, para quem está correndo, esse clima já é considerado um pouco quente.
A maioria dos corredores e especialistas concorda que o clima ideal para maratona é entre 7°C e 10°C (45°F a 50°F). Isso porque, quanto mais longa a distância, mais o calor afeta o desempenho, provocando desidratação, fadiga e até intercorrências por calor.
🎯 Além disso, os corredores também torcem por céu nublado e uma leve brisa a favor.
👉🏻 E Boston, é sempre uma caixinha de surpresa!
A média de temperatura nos últimos 24 anos foi de máxima de 17°C (63°F) e mínima de 5°C (41°F).
Mas as médias não dizem tudo — o clima na prova tem variado bastante na última década:
✅ Vale lembrar que a temperatura que você pega depende do horário da largada. A maioria dos corredores larga entre 10h e 11h15. Quanto mais tarde a largada, mais próximo do pico de calor do dia.
O site Find My Marathon tem uma ferramenta que permite inserir seu horário de largada e tempo-alvo para ver a temperatura estimada em cada parte do percurso.
‼️ CURIOSIDADE
Alguns anos ficaram marcados por condições climáticas extremas.
Já houve neve em pelo menos seis edições: 1906, 1908, 1925, 1961 e 1967. Nessas duas últimas, houve nevascas com rajadas de vento de 16 a 20 km/h e temperatura de 4°C (39°F).
Mais comum, porém, é o calor extremo. Em 1905, os termômetros chegaram a 38°C (100°F). Pelo menos 10 ediçõesjá ultrapassaram os 27°C (80°F) — incluindo 2004 e 2012. Em 2004, a prova terminou com 30°C (86°F) e registrou recordes de casos de exaustão térmica.
MANDA a corre.news para quem nunca treina fora da sua “zona de conforto” — nem tudo são flores, rs.
"Na adversidade, uns desistem, enquanto outros batem recordes.”
“correr é barato né?!” 🤡
Foi isso que eles disseram… Mas como diz aquele ditado popular: “O golpe tá aí, cai quem quer”.
E se você também caiu nesse golpe, essa área aqui é nossa tentativa de colaborar um pouquinho com os bolsos runnisticos. rs.
Seguem os cupons mais runnisticos do momento:
- Liquidz: LQDZCORRENEWS 💦
Compartilha, curte, comenta e quem sabe em breve vamos ter mais benefícios que KM`s. rs.
E se você tem uma marca, ama este universo, e quer presentear a nossa comunidade. É só clicar aqui.
- essa é a corre.news #86
- perdeu a nossa última edição? Corre lá que ainda dá tempo!
- queremos te ouvir, o que achou da edição de hoje? Deixa aqui o seu feedback, sugestões e comentários!