corre.news, a newsletter mais dahora para quem quer evoluir na corrida! 💚
Boston, antes de sonho, é história 🦄
Miguel Morone ou KIProne? 🏅
e claro, vai até o final … sempre tem um 🎁 para você!
você sabia?
📌 A maratona de Boston não conta para recordes mundiais.
O percurso não atende aos critérios da World Athletics, a federação internacional de atletismo:
A distância em linha reta entre a largada e a chegada não pode ser maior do que a metade da distância da prova (21 km).
A diferença de altitude entre a largada e a chegada não pode ser maior do que um metro por quilômetro (42 m).
A largada e a chegada da maratona de Boston são muito distantes uma da outra, e também tem um desnível de 140 m entre o início e o fim. Isso faz com que os corredores tenham uma vantagem aerodinâmica e gravitacional, que não é permitida para fins de recorde mundial.
✅ E ainda assim, é uma das provas mais cobiçadas do mundo!
MANDA a corre.news para quem vai conquistar Boston em 2024 ou 2025. 🤞🏼
vamos de história
Boston antes de sonho, é história.
⁉️ Por que a Maratona de Boston tem um sistema de qualificação?
Conquistar o índice do unicórnio, para alguns corredores, pode ser um marco importante e para muitos, um sonho!
A Maratona de Boston, criada em 1897, primeira maratona anual do mundo, sempre foi uma grande prova. Nessa época, o "grande" representava 60 ou 70 corredores. - Quase o tamanho do meu “pelote”, rs. 🤪
👉🏼 Em 1924, a Associação Atlética de Boston transferiu a largada de Ashland para Hopkinton e aumentou o percurso de 39,4km para 42,195km para adequação aos padrões da federação internacional de atletismo, com base na prova da maratona dos Jogos Olímpicos Londres 1908.
👉🏼 Já nos anos 1960, o número começou a aumentar, ultrapassando 1.000 participantes pela primeira vez em 1969. As mulheres não eram admitidas oficialmente, e em 1967 o marco ficou com Kathy Switzer, que se inscreveu como K.V. Switzer, recebeu um número oficial e se tornou a primeira mulher a completar a prova, mesmo com pessoas da organização tentando retirá-la quando perceberam que ela não era um homem. (UAI, que isso 😧).
Com o aumento do interesse pela prova, a corrida precisava se adaptar!
💡 O início das qualificações
👉🏼 Em 1970, quando as inscrições foram abertas, os co-diretores da corrida, exigiram que cada corredor apresentasse uma declaração de seu treinador ou federação local de que haviam "treinado o suficiente para terminar em menos de quatro horas", rs. Não funcionou.
“Esta não é uma corrida de jogging”.
👉🏼 Para a corrida de 1971, criou-se o primeiro padrão de qualificação de Boston (BQ): 3:30 para a maratona, ou um resultado de elite nos últimos 12 meses em uma corrida de rua mais curta - para todos!
👉🏼 A edição de 1972 da Maratona de Boston foi a primeira com a presença de mulheres correndo, elas também deveriam ter o tempo sub 3:30 - Cadê a mulherada do índice? 😬
🦄 O hype da corrida era imparável.
Em vez de limitar, os índices tiveram o efeito oposto. Cada vez que a BAA baixava seu padrão de tempo, desafiava mais os corredores a alcançarem esses padrões. Não era um impedimento, mas sim um estímulo.
Boston já tinha um atrativo único entre as maratonas por causa de sua tradição, seu percurso histórico e os corredores internacionais de elite que frequentemente recebia. Se tornando exclusiva, o índice restritivo ficou como uma inspiração para treinar melhor.
‼️ O sucesso de Boston, também se tornou o problema de Boston.
👉🏼 Para a corrida de 1980, o tempo de qualificação masculino foi reduzido para um desafiador 2:50, e foram criados diferentes padrões de idade. Para homens acima de 40 anos (3:10), enquanto o tempo feminino permaneceu desafiador em 3:30.
👉🏼 100ª Maratona de Boston em 1996, permitiu que a BAA aceitasse um recorde mundial de 38.708 inscrições para uma corrida histórica.
Qualquer aumento especial no número de participantes requer múltiplas negociações e acordo ao longo do percurso. Os números seguros de Boston sempre serão limitados pelas restrições de espaço, não apenas ao passar pelos bairros residenciais, mas também pela organização da largada e da chegada da prova. Boston começa em uma vila colonial e termina entre uma biblioteca pública e uma rua de lojas e cafés.
👉🏼 Em 2013, um desastre marcou a história não só da Maratona, mas de todo o mundo. Duas bombas caseiras explodiram perto da linha de chegada, matando três espectadores e deixando outros mais de 200 feridos.
👉🏼 Em 2014, quando o mundo inteiro queria correr a Maratona de Boston para mostrar apoio após os atentados de 2013, a BAA conseguiu aumentar os números novamente.
O índice de Boston, faz parte do dialeto da corrida!
Os padrões de qualificação se tornaram um pilar da Maratona de Boston, diferenciando Boston de outras corridas. Mesmo que com o objetivo de limitar o número de corredores, se tornou um desejo.
✅ A BAA agora estabelece padrões de qualificação para cada faixa etária de cinco anos, para homens e mulheres.
⛔️ Conquistar o índice te dá o direito de se inscrever e não necessariamente de participar da corrida entre as 30.000 pessoas que largam a cada ano.
Se o total de inscrições ultrapassar o número permitido para atletas qualificados, aqueles que tiverem os melhores tempos entre o grupo de candidatos em sua faixa etária e gênero serão aceitos.
‼️ Em 2021 os corredores tiveram que ser 7:47 mais rápidos que seu tempo de qualificação para serem aceitos. Para as corridas de 2022 e 2023, não houve tempo de corte e todos os qualificados foram aceitos. Em 2024, o tempo de corte (cut-off) das faixas etárias foi de 5:29 com 22.019 candidatos qualificados.
🆘 Ou seja, treinar para o índice pode não ser suficiente, pega uma gordurinha para garantir, rs.
COMPARTILHA com aquele seu amigo que não faz nada além do que foi “solicitado”! Isso pode acabar deixando ele de fora. 👀
Miguel Morone ou KIProne? rs.
15/04, 8 semanas e muitos km de distância. Treinos, dicas e sensações. A corre.news vai acompanhar um gigante da corrida, e não vamos fingir costume, rs.
O sonho de muitos corredores, vivido por Miguel Morone Neto, 40 anos, carioca da gema, casado, pai, estudante de Educação Física e oficial do Corpo de Bombeiros (UFA 😮💨). Viciado em pizza (ele pode né?), não só comer, mas fazer nas “horas vagas”, ainda diz que corre, rs. Tá pouco ou quer mais?
O que ele têm? Disciplina, determinação, constância e muitos sonhos à realizar. Além de uma energia única e contagiante! 🍀
Como toda criança brasileira, seu contato com o esporte veio através do futebol. Aos 18 anos, em 2002 admitido no Corpo de Bombeiros, especializado em salvamento no mar, viu a natação e a corrida como preparação física para se destacar na profissão.
👉🏼 Em 2013 se arriscou em um Campeonato de Salvamento Aquático, e se apaixonou pela competição. No Triathlon foi onde tudo começou.
Parece que ele nasceu para isso, apaixonado pelo esporte, foi a 3 Mundiais de Ironman 70.3 (Austria, EUA, França) e foi campeão amador do 70.3 de Florianópolis em 2019, batendo o recorde amador da prova com 4h04. Será que leva jeito? rs. 😛
“Ah, mas ele vive disso …”
Por incrível que pareça, não. Focado na profissão e no esporte, a família é um pilar inegociável. Com o nascimento do seu filho Pedro, por quem os olhos brilham, e. algumas mudanças profissionais, decidiu se dedicar “apenas” a corrida. - E que dedicação, rs. 🏆
O destaque e a realização aconteceu em 2023, na Maratona de Boston, quando largou na Elite Master, ao lado de ninguém menos que Eliud Kipchogue, e no mesmo ano atingiu o seu Recorde Pessoal na Maratona de Berlim, com 2:19:33 ficando na terceira posição na categoria 40-44, e melhor brasileiro na prova - um pace médio de 3:18, para facilitar, 18,18 km/h. 🐆
Não que precise de mais, mas além das maratonas, representou o Brasil e o Corpo de Bombeiros nos World Police and Fire Games, 2022 em Rotterdam e 2023 em Winnipeg. Nesses Jogos Mundiais, se consagrou Bicampeão Geral da Meia Maratona (2022 e 2023) e bateu o Recorde Mundial na prova de 10k Pista.
💭 O sonho? Completar as 6 maiores maratonas do mundo, estabelecer a melhor média de tempo de um brasileiro nessas provas, além de conquistar um titulo da categoria.
Se você pode sonhar, você pode realizar.
✈️ Road to Boston
O próximo alvo está na Maratona de Boston, dia 15 de abril, onde largará pela segunda vez na Elite Master, disputando o título com 12 atletas acima de 40 anos e com tempos abaixo de 2h22.
A corre.news vai acompanhar e claro, compartilhar!
#TeamMorone 🏅
E ainda esse ano, vai em busca do seu RP (SUB 2h19) na Maratona de Chicago.
“Para mim o esporte vai além da pratica física, é exemplo e influência para as pessoas que estão a minha volta, principalmente meu filho. Esporte salva!”
➡️ PRINCIPAIS CONQUISTAS NA CORRIDA
• 2022 - Campeão Mundial na Meia Maratona (21k) World Police and Fire Games – Rotterdam;
• 2022 - 1º Amador Geral e melhor brasileiro na Maratona (42k) de Buenos Aires - 2h22;
• 2023 - Bicampeão Mundial na Meia Maratona (21k) World Police and Fire Games – Winnipeg;
• 2023 - Campeão e Recordista Mundial 10k World Police andFire Games – Winnipeg;
• 2023 - 3º Categoria (40-44) e melhor brasileiro na Maratona (42k) de Berlin - 2h19;
➡️ MARCOS
- Rio de Janeiro 2021: 2h33’15
- Porto Alegre 2022: 2h25’59
- Buenos Aires 2022: 2h22’08
- Berlin 2023: 2h19’33
- Chicago 2024: 🚀
MANDA a corre.news para todo mundo que vai estar na torcida para dar BRASIL na Elite Master em Boston 2024. 🇧🇷
E lógico, vai lá, segue ele e bora mandar MUITA energia POSITIVA.
Coisa boa, a gente compartilha!
aleatoriedade 😎
Momento gossip
Ninguém falou que seria fácil.
Miguel Morone também teve pedras no caminho.
A síndrome do trato iliotibial para ele, é o “tendão de Aquiles”, rs.
As conquistas são visíveis, as dores, nem sempre. Em 2015, Morone sentiu uma lesão que “tirou ele do jogo”. Quando tentou voltar, depois de muita fisioterapia, pensou que o ideal seria recuperar o tempo perdido, e acabou agravando o quadro.
🚫 Ninguém ensinou o corre/anda pra ele? rs.😏
A lesão foi um incômodo de Agosto de 2015 á Janeiro de 2017. E “carimbou” o seu retorno com um dos maiores desafios do endurance, um Ironman Full.
“Não repita isso em casa” … rs.
MANDA a corre.news para quem acha que “tá fora do jogo”. Confia no processo! 👉🏼🧠🏃🏽
“Sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.”
“correr é barato né?!” 🤡
Foi isso que eles disseram… Mas como diz aquele ditado popular: “O golpe tá aí, cai quem quer”.
E se você também caiu nesse golpe, essa área aqui é nossa tentativa de colaborar um pouquinho com os bolsos runnisticos. rs.
Seguem os cupons mais runnisticos do momento:
- Centauro: CORRENEWS 👟👚🧦
- Polar: CORRENEWS ⌚️💙📈
- Z2 Foods : CORRENEWS 🆙⚡️🔋
Compartilha, curte, comenta e quem sabe em breve vamos ter mais benefícios que KM`s. rs.
E se você tem uma marca, ama este universo, e quer presentear a nossa comunidade. É só clicar aqui.
- essa é a corre.news #27
- perdeu a nossa última edição? Corre lá que ainda dá tempo!
- queremos te ouvir, o que achou da edição de hoje? Deixa aqui o seu feedback, sugestões e comentários!