✊🏼🍀 LONDRES: tem que ter sorte!
no Palácio de Buckingham, a história se escreve a cada dia. calce o seu tênis.
corre.news, a newsletter mais dahora para quem quer evoluir na corrida! 💚
guia da maratona, na terra da Rainha! 👑
pelas ruas de Londres 🏴
você sabia?
Maratona de Londres perde suas duas maiores estrelas na última semana.
👉🏻 A recordista mundial Ruth Chepngetich e a atual campeã da Maratona de Londres, Peres Jepchirchir — se retiraram da edição de 2025 da prova, alterando significativamente a dinâmica do que prometia ser uma corrida histórica, e abalando o pelotão de elite feminino
❓ O que está acontecendo?
Chepngetich, de 30 anos, atual recordista mundial da maratona (2h09min56, marca alcançada em Chicago em outubro de 2024), está afastada devido a uma lesão não especificada. Sua última competição foi em março, quando ficou em segundo lugar na Meia Maratona de Lisboa, com o tempo de 1h06min20 — bem acima dos 1h04min28 que ela marcou na metade da maratona em que bateu o recorde mundial em Chicago.
Jepchirchir, de 31 anos, campeã da última edição da Maratona de Londres e atual recordista da maratona feminina com largada apenas entre mulheres (2h16min16), teria desistido por conta de uma doença. Ela estava pronta para retornar a Londres e defender seu título.
🎯 Com a ausência de Chepngetich e Jepchirchir, os holofotes se voltam para Tigist Assefa e Sifan Hassan — respectivamente, a segunda e a terceira maratonistas mais rápidas da história. Hassan, que conquistou o ouro na maratona dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, superou Assefa em uma chegada dramática e polêmica, que envolveu contato físico no sprint final.
As desistências também tiram do público o que poderia ter sido um raro confronto direto entre três das mulheres mais rápidas da história da maratona.
Às vezes, ser forte não significa nunca desistir — mas saber a hora certa de parar.
MANDA a corre.news para quem ainda não entendeu que toda escolha tem um custo! Saiba o que você está disposto à pagar.
guia da maratona, na terra da Rainha! 👑
📍 Se você perdeu a edição da semana passada, corre lá, você não vai se arrepender!
A Maratona de Londres 2025 acontecerá no domingo, 27 de abril. Esta será a 45ª edição dessa corrida mundialmente famosa.
✅ Um evento sempre muito cobiçado e de apelo monumental, traçando uma rota icônica de Greenwich até The Mall, a Maratona de Londres tomará novamente a capital inglesa — e promete ser a joia da coroa do calendário de corridas deste ano.
Com o recorde mundial de 840.318 pessoas de inscritos na loteria para garantir uma vaga na Maratona de Londres 2025 — um número impressionante que superou com folga o recorde anterior de 578.374 inscrições para a edição de 2024. Dezenas de milhares de participantes enfrentarão o desafio dos 42,2 km em 2025.
🎯 Seja você um dos que vão correr este ano (sortudo) ou alguém que vai acompanhar e apoiar a festa das ruas, aqui está tudo o que você precisa saber para se preparar para o grande dia.
🏃🏽♀️ Quantas pessoas correm a Maratona de Londres?
Em 2024, mais de 53.700 pessoas completaram a prova — o maior número da história do evento — e a expectativa é que 2025 seja ainda maior. A Maratona de Londres 2024 também arrecadou impressionantes £67 milhões para instituições de caridade, tornando-se o maior evento de arrecadação de fundos de um único dia do mundo, de todos os tempos.
⏰ A largada!
Das 09h35 às 11h30, ocorrerá uma sequência de ondas de largada, com pequenos intervalos entre elas para permitir que o percurso à frente se esvazie – proporcionando mais espaço e uma experiência mais agradável para todos.
Sua onda de largada e horário foram definidos com base no tempo previsto de conclusão que você indicou.
‼️Importante: mesmo que você tenha informado o mesmo tempo previsto que outro participante, isso não garante que estarão na mesma onda de largada.
⚠️ Você não poderá alterar sua linha de largada nem antecipar sua onda. Mas é permitido largar em uma onda posterior à que foi atribuída na sua linha de largada.
✅ Para atender aos dois sistemas de medida, o percurso conta com placas de marcação em quilômetros e milhas.
🗣️ FOLLOW THE BLUE LINE!
🚌 Onde começa a Maratona de Londres?
A Maratona de Londres tem três áreas de largada — Azul, Verde e Vermelha — cada uma com um trajeto ligeiramente diferente no início da prova, para evitar congestionamento no percurso. Essas largadas ficam entre Greenwich e Blackheath, e a cor indicada no seu número de peito determinará em qual delas você deverá se apresentar no dia da prova.
👉🏻 Como retiro meu número de peito?
Você deve retirar seu número de peito na Running Show da Maratona de Londres 2025, que acontecerá no ExCel London. Lá, você também receberá a sacola oficial que poderá ser usada para o bag drop (entrega de mochila) no dia da prova, caso deseje.
Quarta-feira, 23 de abril 10:00-20:00
Quinta-feira, 24 de abril 10:00-20:00
Sexta-feira, 25 de abril 10:00-20:00
Sábado, 26 de abril 08:30-17:30
📍 O evento costuma ficar bastante movimentado na sexta e sábado, então, se puder, tente ir na quarta ou quinta-feira.
🎒 Como funciona o bag drop no dia da prova?
Caminhões específicos para bagagens estarão posicionados nas três áreas de largada. Deixe sua sacola no caminhão correspondente ao seu número de peito. Esses caminhões transportarão as bagagens até a linha de chegada em The Mall, onde poderão ser retiradas após a prova.
Por razões de segurança, só será permitido usar a sacola oficial fornecida na Running Show para o bag drop. Coloque apenas os itens que precisará após a corrida — nada de bolsas dentro da sacola!
📲 Se você estiver torcendo por alguém, não deixe de baixar o aplicativo oficial da Maratona de Londres. Com ele, você pode acompanhar vários corredores em tempo real durante a prova e ver as previsões de tempo de chegada, com base no ritmo atual e nos tempos parciais de 5 km. Assim, você saberá exatamente onde e quando se posicionar ao longo do percurso para vê-los passar (para o STAFF local, rs.)
E se você é STAFF …
Milhares de torcedores se deslocam de metrô e a pé no dia da maratona, o que deixa o sistema de transporte e algumas áreas muito movimentadas. Se PLANEJE! E entenda toda a logística do dia da prova!
🚴🏼 Alugar bicicletas ou patinetes elétricos, também pode ser uma boa opção.
E é aquele negócio né … esteja preparado! STAFF tem que ter disposição.
Deu vontade?
A próxima edição da Maratona de Londres acontecerá no domingo, 26 de abril de 2026. A inscrição por sorteio (ballot) será aberta em sexta-feira, 25 de abril de 2025, e será encerrada na sexta-feira, 2 de maio de 2025.
Se os números de inscrições anteriores servem de referência, a edição de 2026 será mais uma altamente disputada...
COMPARTILHA com quem está de malas prontas, ou quem ainda sonha com uma das Maratonas mais cobiçadas do mundo. Só é sorteado quem tenta! ☘️
pelas ruas de Londres 🏴
Não importa o quanto você conheça Londres, tudo muda no dia da Maratona. Até as ruas mais discretas ao longo do trajeto mundialmente famoso ganham vida com aplausos, música alta e cores, neste que é um dos dias mais importantes do calendário da corrida. Dezenas de milhares de corredores e espectadores tomam conta da capital inglesa.
👉🏻 O percurso da Maratona de Londres permanece praticamente inalterado desde a corrida inaugural em 1981 e passa por alguns dos pontos turísticos mais icônicos da cidade.
🎯 Se você não é um grande fã das subidas – o percurso da Maratona de Londres é (em sua maior parte) plano. Tecnicamente, trata-se de um trajeto em declive, com um ganho total de elevação de cerca de 127 metros e uma perda de 162 metros.
O percurso apresenta apenas alguns pequenos aclives e declives, e as ruas largas de asfalto proporcionam uma superfície bastante suave para correr.
Ainda que não seja tão plano quanto Valência, Berlim ou Chicago (que detém os recordes mundiais atuais nas categorias masculina e feminina), Londres ainda é um ótimo cenário para tentar um recorde pessoal – especialmente com o cenário da cidade e todo o ambiente que ela proporciona. Ou seja, se puder curtir, CURTA!
✅ A Maratona de Londres é um dos eventos esportivos mais cobiçados e queridos do planeta.
🤓 E para facilitar para você, a corre.news estudou o percurso no detalhe!
👉🏻 Milhas 1 a 6
Logo após a largada, você seguirá para leste, saindo do Greenwich Park em direção a Charlton nos primeiros 3 km. Esse início é bem cheio e você provavelmente vai estar tomado por uma mistura de adrenalina, apreensão e empolgação, não se preocupe – em breve você vai se acalmar, entrar no ritmo e encontrar seu espaço.
‼️ CALMA!
Pouco antes do marco da terceira milha, você pode se sentir um pouco “apertado” quando os corredores das largadas Verde e Azul se juntam aos da largada Vermelha, o que pode causar um pouco de congestionamento. Mas o percurso logo se abre novamente, à medida que você segue em direção ao Rio Tâmisa e ao Cutty Sark, descendo levemente.
👉🏻 Milhas 7 a 12
Na sétima milha, cerca de um quarto da prova, você contorna o icônico navio Cutty Sark – e, acredite, vale a pena tirar um momento para absorver a energia desse ponto do percurso. Aqui, o barulho pode ser ensurdecedor, ao som de DJs ao vivo, torcedores entusiasmados e pessoas aproveitando o clima (e outras coisas) nos pubs de Greenwich.
Ao deixar o caos náutico para trás, você segue por Deptford em direção a Surrey Quays, em uma longa e reta avenida de cerca de 3 km. Aqui, o percurso se abre mais, sendo um bom momento para se concentrar novamente e estabilizar o ritmo.
Em seguida, há mais 3 km por uma área com menos apoio do público, passando por Rotherhithe – uma chance para se manter concentrado e entrar num ritmo constante. De Rotherhithe, você segue pela Jamaica Road e passa por Bermondsey por cerca de 1,5 km, já se aproximando da metade da prova.
Não se surpreenda se as ruas começarem a ficar mais cheias e barulhentas aqui – você está prestes a cruzar a Tower Bridge, um momento marcante.
👉🏻 Milhas 13 a 19
Complete a 12ª milha, vire à direita... e lá está ela: Tower Bridge. Um dos trechos mais emblemáticos de todo o percurso da Maratona de Londres. Ao atravessar esse marco histórico, lembre-se de sorrir para as câmeras (há muitas!) e aproveite o momento de protagonismo. Em praticamente qualquer outro dia do ano, a Tower Bridge está lotada de turistas e é difícil até caminhar – então aproveite esse “passe VIP” para correr ali.
Depois de atravessar a ponte e chegar ao lado norte do Tâmisa, você vira à direita na Highway, onde poderá ver corredores mais rápidos do outro lado da pista já em direção à linha de chegada. A partir daqui, você segue em direção a Canary Wharf – atenção aos possíveis erros de GPS causados pelos prédios altos – e à Isle of Dogs, uma área cheia de curvas que pode atrapalhar seus tempos parciais.
🆘 Esse trecho costuma ser desafiador: venta bastante, ainda falta muito para terminar e o público é mais escasso. Mas, ao virar à esquerda na Poplar High Street, pouco antes da milha 20, as multidões voltam a aparecer – e você saberá que faltam “apenas” 10km até a linha de chegada.
👉🏻 Milhas 20 a 25
Não é novidade que os últimos 10 km são os mais difíceis de toda a prova – é quando se bate a temida “parede”. Mas a Maratona de Londres se recusa a te deixar desanimar.
🎯 Criada em 2022 para trazer energia e alegria a essa parte mais difícil, a Rainbow Row – localizada logo após a milha 21 em Limehouse – celebra a inclusão e a comunidade LGBTQI+, com música, dança e uma vibração irreverente. É uma verdadeira festa no meio da maratona – e você vai amar fazer parte dela, espero, rs.
Logo depois, você verá algo familiar – sim, você voltou à Highway, o mesmo trecho que passou logo após cruzar a Tower Bridge. Agora, porém, você é um dos corredores do “lado de lá”, já a caminho da chegada. Falta pouco! CONTINUA ✊🏼.
Após passar por Tower Hill, você segue por um trecho reto até o túnel Blackfriars (milha 24), uma parte escura e silenciosa onde, mais uma vez, seu relógio pode perder o sinal de GPS. Mas não se preocupe – após esses momentos mais calmos, você vai emergir direto para a vibração ensurdecedora do público ao longo da Embankment.
Suas pernas podem estar implorando para parar, mas os torcedores estarão gritando ainda mais alto para você continuar – e esses serão momentos que ficarão para sempre na sua memória.
Ao longo da Embankment, você terá vistas perfeitas do Rio Tâmisa, da London Eye e do Big Ben – todos os sinais de que você está chegando à reta final. Aqui, é 100% na emoção!
🎯 A chegada!
Depois do que parece uma eternidade, você vira à direita saindo da Embankment e entra na Birdcage Walk, com o St. James’s Park ao seu lado e o Palácio de Buckingham à frente. Mesmo exausto, você vai querer saborear cada segundo desse momento extraordinário.
Na última curva à direita, você entra na famosa estrada vermelha conhecida como The Mall – e a linha de chegada estará a poucos metros de você.
✅ Pega a medalha! Você acaba de conquistar a Maratona de Londres. 🏁🎉
MANDA a corre.news para quem vai viver KM a KM desse dia especial! 🤩
Coisa boa, a gente compartilha!
aleatoriedade 😎
Momento gossip
“Run like a GIRL”
🎯 Sharon Lokedi destrói recorde feminino
Sharon Lokedi, do Quênia, destruiu o recorde do percurso da Maratona de Boston nesta segunda-feira, baixando mais de dois minutos da marca anterior, com um sprint impressionante nos metros finais para vencer com o tempo de 2h17min22s.
“É uma sensação maravilhosa. Foi difícil, mas eu fui até o fim.”
👉🏻 Enquanto isso, na prova masculina, John Korir, também do Quênia, fez um movimento decisivo por volta da milha 20 (aproximadamente km 32), se destacando dos líderes e vencendo com o tempo de 2h04min45s. Korir, que também venceu a Maratona de Chicago no ano passado, se junta ao irmão mais velho, Wesley Korir, como os primeiros irmãos a vencerem a Maratona de Boston. Wesley venceu a prova em 2012 e aguardava o irmão na linha de chegada.
“Eu tinha prometido [ao Wesley] que ia vencer”
- John Korir
Sisay Lemma, da Etiópia, abandonou a prova após a metade do percurso.
Marcel Hug, da Suíça, e Susannah Scaroni, dos EUA, venceram as provas masculina e feminina em cadeira de rodas, respectivamente.
‼️ Mas a grande história do dia foi Lokedi — e o recorde do percurso completamente destroçado na maratona anual mais antiga do mundo. O recorde anterior era da etíope Buzunesh Deba, com 2h19min59s, registrado em 2014.
MANDA a corre.news para quem sonha em um dia em “Run like a GIRL” 💁🏻♀️
"A maior aventura que você pode ter é a de viver a vida de seus sonhos.”
“correr é barato né?!” 🤡
Foi isso que eles disseram… Mas como diz aquele ditado popular: “O golpe tá aí, cai quem quer”.
E se você também caiu nesse golpe, essa área aqui é nossa tentativa de colaborar um pouquinho com os bolsos runnisticos. rs.
Seguem os cupons mais runnisticos do momento:
- Liquidz: LQDZCORRENEWS 💦
Compartilha, curte, comenta e quem sabe em breve vamos ter mais benefícios que KM`s. rs.
E se você tem uma marca, ama este universo, e quer presentear a nossa comunidade. É só clicar aqui.
- essa é a corre.news #87
- perdeu a nossa última edição? Corre lá que ainda dá tempo!
- queremos te ouvir, o que achou da edição de hoje? Deixa aqui o seu feedback, sugestões e comentários!